sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

ESTAÇÃO CHIADOR - O descaso do poder publico.

ESTAÇÃO CHIADOR - Na divisa com o Estado do Rio de Janeiro, as ruínas da primeira Estação Ferroviária do Estado de Minas Gerais. :: O Trem Expresso

Fonte : site o Trem Expresso

ESTAÇÃO CHIADOR - Na divisa com o Estado do Rio de Janeiro, as ruínas da primeira Estação Ferroviária do Estado de Minas Gerais.

06/01/2013 15:44

Estação de Chiador, em fotos extraídas do site Estações Ferroviárias, de Ralph Giesbrecht

 

Estive na Estação em 29 de dezembro de 2012

Inaugurada em 27 de julho de 1869

Linha Auxiliar - km 195,497 (1928)



No dia 29 de dezembro de 2012, eu e o amigo Cláudio Escaraboto saímos para mais uma excursão arqueológica ferroviária. Objetivo: encontrar a Estação de Chiador, ou o que sobrou dela.
Partimos então com destino àquele Município passando por Mar de Espanha. Daí até Chiador foi realmente uma aventura descendo a serra. Estrada de terra em péssimo estado, muitas valetas dificultando a passagem de carros mais baixos. Mas o cenário realmente é compensador! A estradinha e naturalmente decorada pela matas, rios e cachoeiras, sendo cercada por grandes e belos maciços de pedra.
Enfim, chegamos à sede do Município de Chiador e seguimos por estrada asfaltada sentido ao distrito de Penha Longa. Bem no meio do percurso, abandonada no meio do “nada”, no cruzamento da estrada com linha férrea, encontramos as ruínas da antiga e outrora belíssima Estação Ferroviária de Chiador, a primeira estação ferroviária do Estado de Minas Gerais.
A primeira pergunta que vem a cabeça: Por que construir um prédio tão suntuoso longe de tudo e de todos?
Trata-se de uma construção imponente, uma bela gare dotada de duas torres nas extremidades, localizada numa distância média de 4 a 5 km da sede do município ou do distrito. Por que um prédio daquele tamanho ali?
Voltando aos dias atuais, o que encontramos foi um cenário desolador. A antiga estação está em ruínas. Suas belas paredes (as que ainda restam) erguidas pedra por pedra se encontram escoradas, e muito mal escoradas, diga-se de passagem.
Entrando no que sobrou da estação, vivi uma mistura de sentimentos. Primeiro, fiquei impressionado com a beleza da arquitetura, com a precisão e a técnica de encaixe das pedras fazendo-nos pensar na trabalheira que deu para levantar tudo aquilo. Observei a riqueza de detalhes nos contornos, enfim, na grandiosidade daquela obra para o seu tempo.
Depois veio a emoção em imaginar tudo aquilo funcionando a pleno vapor, o trem chegando, passageiros e cargas entrando e saindo e aí deparar com a triste realidade do completo abandono, do desrespeito a tudo e a todos. Tristeza por ver o total e completo descaso com que o patrimônio público vem sendo tratado ao longo de anos e anos a fio.
Por fim, o pior dos sentimentos! Ver que tudo aquilo pode acabar de vez a qualquer momento. Que um breve sopro de vento pode derrubar tudo de vez e destruir toda uma história.
Em Penha Longa, ficamos sabendo de uma ação do Ministério Público no sentido de tentar recuperar aquele patrimônio, reformando-o por completo. Não consigo crer nisto, mas para aqueles que acreditam na preservação da história, fica uma dica: a sugestão que o amigo Ralph Mennucci Giesbrecht fez em seu blog blogdogiesbrecht.blogspot.com.br/2012/12/chiador-um-monumento-em-ruinas.html poucos dias após minha visita a Chiador, plenamente viável e plausível.
Como ele, penso que esta é a melhor maneira de preservar um pouco do que restou de uma bela história.



Leia mais: http://otremexpresso.webnode.com.br/news/esta%C3%A7%C3%A3o-chiador-na-divisa-com-o-rio-de-janeiro,-as-ruinas-da-primeira-esta%C3%A7%C3%A3o-ferroviaria-do-estado-de-minas-gerais-/

Um comentário:

  1. Amigos a falta de sensibilidade e descaso e algo que já estamos acostumados ao longo desses nove anos de governo petista, sempre salvo pela urna de Sapucaia de Minas. Mas, já que encontramos aqui pessoas preocupadas com o espólio que a antiga Rede Ferrovíaria nos deixou vamos conversar, ao meu ver, não existe salvação para a antiga estação de Chiador o descaso do governo foi na mesma velocidade que a ação do tempo e pragas que atingiram a velha construção, que resiste agora pela sustentação de escorras, não sabemos ate quando, talvez um vento mais forte, cupins ferrozes, etc. A pequena estação de SANTA FÈ à exemplo do distrito que a batizou já não existe mais, não sabemos por que o ex prefeito facilitou tanto na destruição do que restou daquele pedaço do nosso município, mais, enfim, Santa Fé não existe mais..., Chiador Estação somente ruínas..., então amigos vamos ao que interessa, precisamos salvar a ESTAÇAO DE PENHA LONGA, a estação de Penha Longa sofreu uma reforma no governo de Sr. Severino Rezende Bila, o espaço seria cedido para uma biblioteca, mas, o projeto não vingou, de lá para cá, serviu de igreja, residência e outras utilidades...O que não entendemos é que um governo que teve a oportunidade de administrar as maiores somas em verbas e adendos financeiros da historia do nosso município, digo governo do PT, não cuidou do patrimônio histórico do lugar, pois, a pequena ESTAÇÂO DE PENHA LONGA a única que esta de pé em nosso município, também esta abandonada, seu telhado caiu e corre o risco de se transformar em ruínas, como é comum aos os bens públicos do nosso lugar, volto a afirmar e dar mais uma dica aos governantes; reforme a estação a entregue a comunidade, transformando o local no centro comunitário que tanto nos faz falta, seria desenvolvido ali todas as nossas atividades culturais, quadrilha (festa julina), aulas de capoeira, exposição de artes, mostras culturais, o espaço serviria ainda para escritório da prefeitura no distrito, usaríamos o prédio e o pátio. Vamos pensar nisso Sr. Prefeito. AFINAL PENHA LONGA MERECE !!!

    MARCO ANTONIO SILVA

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