quinta-feira, 17 de abril de 2014

VEICULO FURTADO COM PLACA DE CHIADOR É RECUPERADO PELA POLICIA

Veiculo furtado é recuperado pela Policia Civil de São João Nepomuceno


Na tarde desta segunda-feira, dia 14 de abril um veiculo furtado foi recuperado na cidade de São João Nepomuceno. O veiculo gol, estava com placa da cidade de Chiador e com o chassi raspado. A Policia Civil, através de investigação chegou até o veiculo que estava na posse de um homem envolvido em outros furtos de veículos.
O Delegado Adalto da Policia Civil, disse em exclusividade a repórter da Rádio Difusora que existem outros veículos que estão também sob investigação, e que na mais tarda pessoas envolvidas nestes furtos e no desmanche dos mesmos, serão presos.
Até o fechamento desta matéria o homem que tinha posse do veiculo estava prestando depoimento.

Fonte = http://www.difusorasjn.com.br/

LOBO GUARÁ É CAPTURADO EM LEVY E SOLTO EM CHIADOR

Lobo Guará é capturado em Levy Gasparian
Por Aline Carius - 16/04/2014, 10h05


Crédito: Jucelino Nogueira
O Lobo Guará, considerado de comportamento tranquilo, mas que pode vir a atacar para se defender, caso sinta-se ameaçado, foi encontrado na noite de segunda-feira (14) dentro de um galinheiro em sítio situado no bairro Bela Vista, em Comendador Levy Gasparian.

O proprietário do local já havia percebido que algumas galinhas haviam sido comidas e ao sair no quintal encontrou o animal que costuma se alimentar de aves, roedores, raízes e algumas espécies de frutos. Os bombeiros fizeram a captura do lobo e levou para uma reserva em Minas Gerais, próximo à cidade de Chiador.

De hábito solitário, o Lobo Guará prefere caçar a noite e usa suas pernas compridas e ágeis para facilitar na fuga e subir morros e montanhas.

Fonte : http://www.entreriosjornal.com.br/materias/31872/lobo_guara_e_capturado_em_levy_gasparian

Crédito: Jucelino Nogueira

quinta-feira, 10 de abril de 2014

ZE NELSON MOSTRA PRESTIGIO JUNTO AO GOVERNO DE MINAS

NOVAS FOTOS DA PRESENÇA DA CARAVANA DE CHIADOR NO PRE LANÇAMENTO DA CANDIDATURA DE PIMENTA DA VEIGA

Publicamos novas fotos do evento de lançamento da candidatura a Governador de Pimenta da Veiga, onde a caravana de Chiador mostrou o seu prestigio e teve uma participação atuante.



APOS NEGAR AUMENTO AOS FUNCIONARIOS DA PREFEITURA, VEREADORES DO P.T TENTAM JUSTIFICAR-SE

Projeto de lei gera polêmica no município de Chiador
Por Leticia Knibel - 09/04/2014, 10h07


Crédito: Leticia Knibel
No início do ano, o Projeto de Lei número 001/2014, criado por um dos vereadores da Câmara de Vereadores de Chiador anda causando bastante polêmica. O projeto visava o reajuste do salário dos funcionários públicos do município, de acordo com os índices do INPC, acumulando no total, um aumento de 15,58%.

Segundo o presidente da Câmara, Valdir da Costa (conhecido como Valdir da Van), houve um empate durante a votação e ele teve que deliberar, dando sua decisão como contrária, sendo o projeto rejeitado, visto que era inconstitucional. O assunto ainda gera muito debate entre a população e os funcionários públicos, que se sentiram prejudicados, achando que a Câmara e os vereadores não quiseram aprovar o projeto, sem saber os reais motivos da votação contrária.

O vereador (criador do projeto) foi orientado a retirá-lo de pauta, pois sabia da inconstitucionalidade do mesmo. Disseram-lhe ainda que fizesse uma indicação ou um requerimento, pois assim a Câmara poderia dar continuidade ao trabalho, levando-o ao Executivo. Ou seja, apenas o prefeito tem o poder de aprovar tal projeto, pois de acordo com a Constituição, todo projeto que gera gastos para o município, que onera o orçamento, é de exclusividade do Poder Executivo, sendo assim, só o prefeito pode aprová-lo. Mas caso outras medidas fossem tomadas (como a indicação ou um requerimento), existiria a possibilidade desse reajuste.

“Tanto eu como o vereador que criou o projeto seríamos beneficiados caso fosse aprovado, pois somos funcionários públicos, mas é preciso ter respaldo legal. Temos o parecer técnico do Procurador Geral, Dr. Roberto Carlos, que diz que apenas o Poder Executivo Municipal pode ter tal iniciativa. Ele citou ainda o entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre o assunto: ‘... são inconstitucionais emendas que concedam aumento de remuneração a servidores públicos ou que, de qualquer modo, acarretem majoração da despesa pública, por ser de competência exclusiva de Chefe do Poder Executivo a iniciativa de lei’”, destaca o presidente da Câmara.

Mesmo que o projeto fosse aprovado, acabaria sendo vetado pelo Poder Executivo Municipal, devido a sua inconstitucionalidade, e seria levado à justiça. “Por esse e outros motivos, estamos conscientes que, se de fato o prefeito pretenda conceder reajustes aos servidores públicos de Chiador, poderá fazê-lo a qualquer momento, pois a Câmara com certeza irá aprová-lo por unanimidade dos vereadores. Quero deixar bem claro também que minha decisão, em nenhum momento, visou prejudicar os funcionários públicos. Estava apenas seguindo a lei”, revela Valdir.

A vereadora Izaeth Ramos dos Santos declarou que como também é funcionária pública do município, ocupando o cargo de professora concursada desde 2006, teria todo interesse em aprovar o projeto, uma vez que seria beneficiada como todos os outros funcionários públicos. “Porém, como vereadora, não poderia e nem posso votar a favor de referido projeto, por se tratar de algo totalmente inconstitucional. Então, jamais poderia aprová-lo, infelizmente. Peço ainda desculpas, na esperança que todos entendam, pois um dos meus compromissos como vereadora é cumprir a lei. O que podemos fazer é cobrar do prefeito esse reajuste, para que os salários não fiquem defasados”.

O vice-presidente da Câmara, Vinicius Oliveira e o vereador Claudinei de Freitas também deram explicações sobre a votação e destacaram a importância da população na participação da vida política. Apenas um funcionário público esteve presente durante a votação do projeto, sendo que era algo do interesse de mais de 200 funcionários. Eles destacaram que a Câmara é aberta ao povo e que todos estão à disposição da população para esclarecer qualquer dúvida. A Câmara ainda disponibiliza a gravação e a ata da sessão de votação do Projeto de Lei a todos que tiverem o interesse em saber o que foi debatido durante a mesma.

Fonte = Entre Rios Jornal http://www.entreriosjornal.com.br/materias/31803/projeto_de_lei_gera_polemica_no_municipio_de_chiador

domingo, 6 de abril de 2014

DESABAFO


Jornal de Chiador
30 de março
Desabafo

Beatriz Maurício Aires de Moraes esclarece que é leitora assídua do Jornal de Chiador. Assim, no que tange à matéria: “Penha Longa agora tem telefonia celular”, ressalta que a mesma não corresponde à realidade (ver pág. 3 – Jornal de Chiador – Comunitário de Verdade / Janeiro de 2014/ Ano VI – nº 41).
Ocorre que em relação à telefonia celular tudo continua igual, ou seja, em Penha Longa não há cobertura celular (sinal). Logo, a matéria a respeito desse assunto não passa de promessa de futuro, expressa na ação verbal “funcionarão”.
Em que pese a boa intenção da redatora, é necessário vasculhar a fonte da informação. O texto adveio de um panfleto: “Comunicado – Celular começa a dar sinal nos distritos”. Logo abaixo, o texto continua: “O Governo de Minas Gerais traz a telefonia móvel para o distrito de Penha Longa do município de Chiador, através do programa Minas Gerais II”.
E mais adiante tem-se: “Este é o resultado positivo do trabalho e parceria do Deputado Bonifácio Mourão com o Prefeito Moisés. É mais uma conquista para nossa gente. O sonho se torna realidade”.

É preciso acordar

Acorda minha gente sofrida de Penha Longa! Mais uma vez, o texto não passa de promessa, pois o panfleto é real, mas o seu conteúdo foge à realidade nua e cruel – o cidadão penhalonguense se debate para se comunicar com outrem. Torna-se necessário até se socorrer de outra cidade, por exemplo, Três Rios, para o seu intento.
Outrossim, para compensar tal infortúnio, quem tem melhor poder aquisitivo recorre à telefonia fixa, mas até a linha fixa não atende à necessidade – tal linha deixa a desejar pois, sem nenhum motivo, ou sem nenhuma explicação, ela fica muda e seu uso chega a corresponder a apenas 10 dias de cada mês.
Diga-se de passagem, deputado e prefeito: em Penha Longa vive-se a telefonia como se estivéssemos vivendo a Idade da Pedra. É deveras um atraso em período de tecnologia moderna. Então, o povo espera o cumprimento imediato de seus deveres, para com aqueles que o elegeram.
A câmara lenta com que se cumpre a promessa torna tardio o direito do cidadão penhalonguense, e dá ensejo ao descrédito de promessas feitas por ocasião de campanhas políticas.

S O S ÁGUA


Jornal de Chiador
30 de março
SOS água

(Irani Amaral Guadelupe, moradora do loteamento)

Os moradores do Loteamento Juvenal Ribeiro da Silva, em Penha Longa, que receberam a água do poço novo, informam que a situação está quase em caso de calamidade pública. Pois a água que cai de nossas torneiras é barrenta, malcheirosa e impossível de ser consumida, até para banho, já que está causando dano em algumas pessoas, que estão apresentando coceira em seus corpos após o banho.

Para se ter uma água de boa qualidade, a maioria dos moradores busca em carrinhos de mão, ou em carros, água da mina que existe nas terras da Fazenda do Casal Verde, de propriedade da cerâmica.

Eu mesma pego água no sítio da Itabira, onde mora a minha filha. Outros moradores pegam sua água de beber nas casas da rua Ana Saldanha de Almeida.

Já é comum se ver nas ruas pessoas carregando os seus galões com água. É muito incomodativo o desconforto que se vem passando com a distribuição desta água. Muito mais é a descortesia do serviço público e das autoridades, que acham que no futuro o consumo desta água não vai causar conseqüências graves.

Onde fica a penalidade para essa firma que furou o poço? Pois está mais do que provado a deficiência do serviço prestado por ela, já que as demais firmas que aqui prestaram este tipo de serviço são incontestáveis.

Por favor, nos livre desta inclemência, mas sem a Copasa, pois isto seria uma grande descortesia com os outros poços existentes, que funcionam muito bem em nossa comunidade.

Incompreensível a justificativa dada pelos responsáveis do poço e as autoridades locais, pois é incrível acharem que futuramente não vai ocorrer um incidente terrível devido ao consumo desta água.

A PROMESSA

Fonte + Jornal de Chiador Facebook

A promessa

(Carolaine S. Santos)

Gostaria de começar falando sobre coisas que políticos disseram que iriam resolver, mas infelizmente não aconteceram.

Disseram que iriam arrumar uma área de saúde para a população da Parada Braga e até hoje não temos resultado nenhum. Eles chegaram também a dizer que iriam colocar um orelhão que funcionasse, para as pessoas se comunicarem, mas até hoje eles também não resolveram esse assunto.

Tem o meu caso, por exemplo, que minha tia até chegou a publicar uma matéria no Jornal de Chiador (edição nº 36 - junho de 2013) sobre ele. O caso é que há um tempo eu estive passando por um problema de saúde e estava passando muito mal, precisava de um carro para me levar para o hospital, mas não tinha nenhum carro da saúde disponível e ainda por cima a minha vizinha teve que sair às pressas para o meio da rua na procura de um carro que me levasse ao hospital.

Temos vários outros casos que não foram solucionados, por exemplo, a construção de uma área de lazer na Parada Braga, pois as crianças brincam no meio da rua o dia inteiro, por falta de um lugar decente para brincar ou se divertir. Houve uma vez que chegaram a colocar fotos neste Jornal (edição nº 34 - março de 2013) de crianças jogando bola na rua, correndo um grande risco de serem atropeladas ou até acontecer uma coisa muito pior.

Hoje, quando acabamos de fazer nossas tarefas de casa, queremos ter uma área para passar o tempo livre, mas não podemos, porque teríamos que ficar na beira da rua e nem sempre as nossas mães permitem. Vamos acordar e levantar a nossa voz sobre o que precisamos e temos o direito de ter. Vamos abrir os olhos para a realidade!

CHIADOR PRESENTE NO LANÇAMENTO DA CANDIDATURA DE PIMENTA DA VEIGA A GOVERNADOR

Uma grande caravana de politicos de Chiador comanda por Ze Nelson foram a Astolfo Dutra para prestigiar o lançamento informal da candidatura do ex-ministro e ex-deputado Pimenta da Veiga para o Governo de Minas Gerais. Estiveram presentes o secretário de governo Danilo de Castro, o deputado federal Rodrigo de Castro, o candidato a deputado estadual Roberto Andrade e mais de 70 prefeitos da nossa região e de outras partes do estado, além de vereadores e lideranças políticas.